terça-feira, 15 de outubro de 2013

MAC Empossa Novos Membros

Elzi Russo Amorim

Maria Madalena Lima Alves

Antônio Fonseca da Silva

Maria Morena Ribeiro Gomes Pena

No último dia 11 de outubro, o professor e reitor do Centro Universitário de Caratinga (Unec), Antônio Fonseca da Silva, tomou posse como membro efetivo do Movimento Amigos de Caratinga (MAC). 
O MAC é uma organização não-governamental (ONG), voltada para o desenvolvimento de atividades ligadas à cultura, ao social, ao meio ambiente e aos direitos humanos, sem qualquer ligação com grupos e partidos políticos, oficialmente fundada em dezembro de 2010, quando o seu estatuto foi aprovado. 
Em uma reunião festiva, ocorrida na residência do diretor executivo do MAC, professor, escritor e colunista do DIÁRIO DE CARATINGA, Eugênio Maria Gomes, houve a posse de novos membros efetivos. Passam a integrar a ONG, o professor Antônio Fonseca da Silva, Reitor da Unec; a ouvidora do município de Caratinga, Morena Maria Ribeiro Gomes Pena; a senhora Maria Madalena Lima Alves, a “Leninha do Fórum” e a senhora Elzi Russo Amorim, mãe do cartunista Edra, que foram apresentados respectivamente, pelos sócios, Eugênio Maria Gomes, Lígia Maria dos Reis Matos, Humberto Luiz Salustiano Costa e Marília Chálabi. A reunião foi conduzida pelo presidente do movimento, jornalista Humberto Luiz, com a participação do vice-presidente, José Moisés Nacif Júnior. O cerimonial ficou por conta dos sócios, Denise Silveira, Paulo Sérgio da Silveira, Lígia Matos e Heloísa Chálabi. Todos os sócios fizeram uso da palavra e, oficialmente, foram representados no discurso de agradecimento proferido pelo professor Antônio Fonseca. 
Ao final os novos membros foram saudados, em nome do MAC, pela secretária Lígia Matos e participaram de um jantar, que contou com a presença do ex-prefeito João Bosco Pessine, esposo da sócia Julimara Pessine; dos senhores Mário José e esposa e Onofre Júnior e esposa; familiares da sócia Leninha, dos familiares da nova sócia Elzi Amorim, do bancário Alfredo Souza Pena, esposo da sócia Morena; da senhora Luzia Genelhu, esposa de Antônio Fonseca, além de seu filho Gustavo acompanhado da noiva. “Para mim é motivo de orgulho e de alegria passar a compor o seleto quadro de uma organização que se preocupa com Caratinga e que desenvolve ações direcionadas ao bem da cidade e de seus cidadãos”, registrou o reitor da Unec. 
Entre as principais ações já desenvolvidas pelo MAC destacam-se a homenagem ao cantor Agnaldo Timóteo, o lançamento da Cartilha do Eleitor e a coordenação da construção da capela Velório Comunitária da Paz. 

Fonte: Diário de Caratinga
Fotos: Alfredo Souza Pena.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Capela Velório - ENFIM, A OBRA

Há dois anos, o MAC – Movimento Amigos de Caratinga – iniciou uma campanha, junto à comunidade, com vistas à construção de uma capela velório em Caratinga. Uma necessidade percebida pela população há muitos anos, nascida com a própria cidade, em 1848. Como bem já discorremos em vários artigos e crônicas publicadas aqui, no Jornal Dário de Caratinga, a ausência de um espaço próprio, adequado, para as pessoas velarem seus entes queridos, em um difícil momento de suas vidas, tem sido vergonhoso para uma cidade que, pelo menos aparentemente, lidera uma região inteira. 
O MAC empunhou a bandeira de um assunto que já havia sido aventado, também, por padres Sacramentinos e Carmelitas - os quais cedem espaços, hoje, para velórios na cidade – e por vereadores, a exemplo do vereador João Roberto Leodoro, o Mestre. Incursões importantes, mas que, infelizmente, não conseguiram êxito, por pura falta de vontade política dos que detinham o poder da caneta. 
Foram muitas reuniões, muitos encontros... O apoio, total, da imprensa, do Padre Vittorio Baggi e do Centro Universitário de Caratinga, no primeiro momento, foram fundamentais. O projeto antigo foi desengavetado e atualizado com modificações, a capela velório ganhou nome – Capela Velório Comunitária da Paz - a cessão do terreno foi concretizada e a campanha ganhou as páginas dos jornais, as telas das TVs e as ondas das rádios... 
A população contribuiu com o suficiente para a limpeza e o cercamento do terreno, os vereadores – liderados pelo então presidente da Câmara Municipal, o Vereador Mestre – contribuíram com R$100.000,00 e o Deputado Estadual, Adalclever Lopes, destinou cerca de R$400.000,00, através de emenda parlamentar, para a sua construção. 
A verba, cedida pela Câmara Municipal, segundo informações, não foi depositada em uma conta específica para a construção da capela, mas se encontra à disposição na conta geral do município de Caratinga. Já a verba destinada para a construção, obtida através da emenda parlamentar do Deputado, também a pedido do MAC, encontra-se parcialmente à disposição do município e, o restante, será creditado na medida em que a obra seja executada... E, assim, assistimos esta semana, ao início da construção da tão sonhada Capela Velório Comunitária da Paz de Caratinga. Em aproximadamente seis meses, as obras estarão encerradas, e a cidade terá um lugar destinado, exclusivamente, aos velórios de seus munícipes. 
Todos nós, membros do MAC e outros tantos membros da sociedade, ouvimos comentários, por exemplo, de que o dinheiro deveria ser empregado em outras instituições, em outras obras... 
Estamos cônscios de que a cidade precisa, também, de muitas outras obras. Em momento algum, desmerecemos a importância de qualquer instituição. Sabemos das necessidades por que passam outras áreas e entidades sociais. Ocorre que a inexistência da capela velório reflete uma enorme falta de respeito para com os sentimentos da população. Não esqueçamos que a falta de respeito aos mortos, que na verdade se traduz na falta de respeito aos familiares do morto, é um bem jurídico tutelado pelo Direito Penal, constituindo mesmo, modalidade criminosa de conduta. Além disso, a ausência de um local apropriado para o velório traduz-se, também, numa questão de saúde pública! 
No final do ano passado, o MAC recebeu o convite da Prefeitura Municipal de Caratinga, para participar do lançamento da Pedra Fundamental da construção da capela. Por questões que desconhecemos o lançamento não foi realizado, mas o Movimento sentiu-se prestigiado, inclusive, porque, naquela época, o prefeito fez questão de dizer que iria colocar a sigla do MAC na placa comemorativa, refletindo o reconhecimento por parte daquela autoridade da importância da participação do MAC na efetivação do projeto. Agora, as obras tiveram início e, o MAC não foi convidado para o seu “pontapé” inicial... Todavia está feliz, satisfeito em ver que o seu esforço, apoiado pela população, pela imprensa, por instituições diversas, pela Igreja e por políticos comprometidos com as causas sociais, valeu à pena. 
Seja bem-vinda Capela Velório Comunitária da Paz, por mais triste que seja a sua, necessária, utilização. 

 * Eugênio Maria Gomes é professor e escritor. Funcionário do Centro Universitário de Caratinga e Diretor executivo do MAC - Movimento Amigos de Caratinga.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

MAC Realiza Reunião Festiva - Dia Das Mães

As mães foram as homenageadas do dia

Fabiane Arêdes, Leninha, Elzi Amorim, Analígia, Wanda, Liginha e Denise


Denise e Paulo Sérgio

Professor José Aylton e Graça

Wanda Lelis e Humberto Luiz

Conceição e Sr Quinzinho

Dr Eugênio e família
José Moisés e esposa

Julimara e João Bosco

Sebastião Zeferino e Terezinha

Beatriz e filho com o casal Célio e Célia Bonfim

Liginha, Almério e Analígia
Elzi Amorim com o filho Edra

Os membros do MAC - Movimento Amigos de Caratinga, participaram de uma reunião festiva nesta quarta-feira,15, na casa do diretor executivo do grupo, professor Eugênio Maria Gomes. 
A comemoração foi alusiva a passagem do Dia das Mães e o início das obras da Capela Velório, projeto idealizado pelo MAC. 
Os integrantes do grupo e seus familiares aproveitaram momentos de confraternização e homenagens, rendidas a todas as mães presentes. 
A festa foi organizada pelos homens do movimento e teve o menu preparado por Denise, esposa de Paulo Sérgio da Silveira.