Membros do MAC - Movimento Amigos de Caratinga |
O Movimento Amigos de Caratinga, entidade que liderou o projeto de homenagem ao cantor caratinguense, Agnaldo Timóteo e que, também, coordena o projeto de construção da Capela Velório Comunitária de Caratinga, realizará mais um projeto, ao promover o lançamento, no próximo dia 18 de maio, da Cartilha do Eleitor – O ABC do voto consciente.
A Cartilha do Eleitor foi inspirada em um artigo publicado no DIÁRIO, de autoria do professor Eugênio Maria Gomes, com o título “O Candidato Ideal”. Feita em parceria pelos escritores Eugênio Maria Gomes e Marilene Godinho, a cartilha foi ilustrada pelo cartunista Edra e conta com a participação de Fabiane Arêdes, Lígia Matos, José Moisés Nacif, Beatriz Gomes Batista, Denis Fonseca Barroso, também integrantes do MAC, além de Humberto Luiz, presidente do conselho diretor do movimento e que sugeriu a construção da cartilha a partir da leitura do artigo publicado no jornal.
De acordo com Eugênio Gomes, diretor executivo da entidade, “trata-se de um projeto cultural e cidadão, sem qualquer ligação com bandeiras políticas, com partidos ou candidatos”. Eugênio esclarece que a Cartilha tem o objetivo de levar ao eleitor informações importantes, capazes de contribuir na hora de escolher os governantes e, por conseguinte, o próprio futuro da comunidade. Ainda, segundo o coautor da cartilha, trata-se de um projeto que vai de encontro à própria essência da entidade, relembrando que “o MAC surgiu da intenção de demonstrar o carinho, o amor e o cuidado que cada um de seus sócios fundadores tem por Caratinga, transformando esses sentimentos em ação concreta de valorização da cidade, de seu patrimônio e de sua gente”.
A organização é isenta de quaisquer preconceitos ou discriminações, “pronta a colaborar com todas as ações que visem o bem comum e a garantia dos direitos sociais, ambientais, culturais e humanos da coletividade.”
De acordo com a coautora, Marilene Godinho, a escolha do modelo de cartilha deu-se em função de seu próprio significado, ou seja, “cartilha significa iniciação e, por isso, foi elaborada a partir de uma linguagem simples, mas, com muito conteúdo, destinada ao público em geral”.
Marilene fez questão de agradecer a Eugênio o convite para participar da cartilha, lembrando que tudo o que está escrito na cartilha todos nós sabemos e conhecemos. No entanto, as pessoas se esquecem na hora de votar. “A Cartilha servirá como um lembrete para muitos e como instrumento de aprendizagem para outros, principalmente para os que darão o seu primeiro voto”, lembra a consagrada escritora.
O lançamento da Cartilha do Eleitor acontecerá no auditório do Centro Universitário de Caratinga, às 19h do dia 18 de maio. O projeto conta com o apoio das duas instituições de ensino superior de Caratinga: Centro Universitário de Caratinga (Unec) e Rede de Ensino Doctum.
Fonte: Diário de Caratinga - Edição de 6/5/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário